PORTFÓLIO

"EDUCAR É MOSTRAR A VIDA A QUEM AINDA NÃO A VIU..."
"Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido." RUBEM ALVES

Este blog traz a experiência de grupos de professores que estão participando do curso de formação Pro-letramento: Alfabetização e Linguagem
( Afonso Cláudio/ES -2009).

sábado, 21 de março de 2009

1º ENCONTRO


CABEÇA CHEIA
o que você tem feito?
tem feito a cabeça, as idéias,
os sonhos de alguém?
qual é mesmo o seu jeito,
objeto, sujeito espírito, matéria,
já chegou a ninguém?
inventou sua quimera,
é o mal, é o bem?
tem juízo perfeito,
acredita em vida eterna?
disse ou não disse amém?

vai ficar, ou é de férias que você vem? (...)



Iniciei o encontro querendo ouvir um pouco os professores. Sendo assim, levei um trecho da música "Cabeça Cheia" (Música: Alzira Espíndola e Letra: Vera Lúcia Motta e Alice Ruiz) e pedi que pensassem em uma palavra que pudesse sintezar as expectativas e pensamentos deles em relação ao Pro-letramento. Depois pedi que se apresentassem falando a palavra escolhida e que fizessem sua análise pessoal em relação à letra da canção.

Depois cada um criou a sua bandeira pessoal e apresentou para a turma. Concluímos este momento com a leitura e análise da Mensagem do Milho ("Aprendi com um humilde plantador: há milho de toda a espécie, mas tudo é milho. (...). Essa lição do milho também serve para quem cudia de gente e para quem quer amar. (...) Assim como ao sábio plantador é dada a satisfação de colher belas espigas, ao educador, com o seu trabalho, habilidade, dedicação e amor é dado o milagre de transformar tenras criaturas em seres prontos a produzir e realizar-se.")

Em seguida, apresentei os fascículos de estudo e iniciamos a discussão em torno de suas concepções em relação ao que entendiam por Alfabetização e Letramento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida amei seu blog, suas aulas vão ser ótimas, estou com saudades, senti muita falta de vc no último encontro, muito sucesso, ate mais...