PORTFÓLIO

"EDUCAR É MOSTRAR A VIDA A QUEM AINDA NÃO A VIU..."
"Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido." RUBEM ALVES

Este blog traz a experiência de grupos de professores que estão participando do curso de formação Pro-letramento: Alfabetização e Linguagem
( Afonso Cláudio/ES -2009).

domingo, 5 de abril de 2009

3º ENCONTRO - Oficinas de Aprendizagem


No início do terceiro e último encontro de estudo do fascículo 1, foi dado um tempo para a organização dos grupos e depois iniciaram a apresentação das atividades.

Todos os grupos (das três turmas) do primeiro eixo “compreensão e valorização da cultura escrita” trouxeram muitas sugestões de atividades para desenvolver as capacidades, conhecimentos e atitudes. Destaque para grupo que trouxe vários gêneros textuais e montou na sala o cantinho da leitura e apresentou para a turma uma dramatização, cujo tema: “As frutas”.














Já no segundo eixo “apropriação do sistema de escrita” os grupos trocaram ideias com professoras alfabetizadoras, pesquisaram atividades e as apresentaram para os outros cursistas. Destaque para o grupo que sugeriu e desenvolveu atividades com rótulos














Em relação à “leitura”, terceiro eixo de estudo, os grupos também trouxeram várias atividades e sugestões de projetos. Destque para "O Trenzinho da Leitura."














Os grupos que estudaram o quarto eixo “produção de textos escritos” também trabalharam com diversos gêneros textuais e sugeriram várias atividades relacionadas.













Os últimos grupos, cujo eixo trabalhado foi “desenvolvimento da oralidade”, também trouxeram muitas sugestões de atividades relacionadas. Desenvolveram atividades com músicas, cantigas de roda, conversa ao telefone, fantoches, entre outras atividades... Destaque para o grupo que iniciou sua apresentação através de uma dramatização com fantoches e também algumas cursistas falaram da experiência de trabalho com alunos portadores de necessidades especiais, alunos surdos e que a comunicação com eles é através da linguagem de sinais – LIBRAS.













Após a apresentação de cada grupo, nós discutimos e analisamos cada item abordado nos quadros das capacidades para a ratificação dos conteúdos e melhor compreensão e assimilação pelos cursistas. A avaliação dos trabalhos foi feita de forma oral e todos os grupos gostaram das oficinas e consideraram as apresentações muito produtivas, e também através de registros no diário de bordo e portfólios.


Um comentário:

Mérice de Paula Pompermayer disse...

Muito interessante as sugestões, Regina vc está se saindo uma ótima tutora (digasse de passagem). Eu gostaria de saber mais sobre esse teatro das frutas e o trenzinho...