
E...
Para concluir Questões sobre Avaliação propus em nosso terceiro encontro do fascículo 2 uma análise da Provinha Brasil. Dividi os professores em grupos e separei questões da provinha para serem analisadas de acordo com os passos seguintes:
- Identificar qual capacidade está sendo avaliada?
- Quais descritores são verificados?
- Quais atividades sugeridas no fascículo 2 são similares às questões?
- Qual a opinião do grupo em relação à Provinha Brasil?
A atividade teve como objetivo inicial o estudo e análise da Matriz de referência da avaliação diagnóstica a partir de análise das questões da Provinha Brasil e também analisar a Provinha como um dos instrumentos possíveis da avaliação diagnóstica.
"A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)."
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=211&Itemid=328Foi muito produtivo o encontro; a análise foi bastante proveitosa para o estudo e o entendimento da Matriz de referência da avaliação diagnóstica e a opinião da maioria dos cursistas em relação à Provinha Brasil, mudou depois do estudo da mesma. Muitos professores que antes consideravam a Provinha como fácil e "boba", tiveram um melhor entendimento sobre a forma como foi elaborada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário