PORTFÓLIO

"EDUCAR É MOSTRAR A VIDA A QUEM AINDA NÃO A VIU..."
"Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido." RUBEM ALVES

Este blog traz a experiência de grupos de professores que estão participando do curso de formação Pro-letramento: Alfabetização e Linguagem
( Afonso Cláudio/ES -2009).

quarta-feira, 20 de maio de 2009

UNIDADE II


A monitoração na fala e na escrita

Refletimos bastante sobre a monitoração da própria linguagem, bem como as circunstâncias onde nos monitoramos mais. Expus em ppt quadrinhos do Chico Bento, cujo episódio era "O orador da turma" no intuito de ilustrar a discussão em torno da tendência que temos "a nos monitorar mais na escrita do que na fala, mas tanto em uma quanto na outra o grau da monitoração que vamos aplicar depende do papel social que estamos desempenhando."



Depois fizemos uma explanação das respostas de cada cursista sobre a primeira atividade de reflexão sobre a monitoração da fala.


Lemos o Relato 2 e as turmas foram dividas em grupos para lerem, refletirem e explanarem as ideias em torno dos seguintes itens:


- Reflexão sobre regras variáveis freqüentes nas comunidades de fala no campo e nas cidades


- Reflexões sobre a fala espontânea das crianças

- Reflexão sobre falares de comunidades do campo e das cidades


- Reflexão sobre normas de adequação no uso da língua oral

- Reflexão sobre a integração dos saberes da oralidade na construção da escrita



2 comentários:

paixão disse...

OI Regina ....
Estive aqui.... Achei superlegal
Paixão

paixão disse...

Super... super ... legal...
Paixão